A parlamentar acreana figura entre os apenas 12 deputados federais de todo o Brasil que atingiram esse reconhecimento
A deputada federal Socorro Neri (PP/AC) conquistou o status de 5 estrelas em transparência, de acordo com o mais recente levantamento do Radar do Congresso, realizado pelo site Congresso em Foco. Ela figura entre os apenas 12 deputados federais de todo o Brasil que atingiram esse reconhecimento, um reflexo de seu compromisso com o mandato transparente e a comunicação direta com a população.
O estudo, que avalia o nível de transparência dos parlamentares, foi realizado mensalmente em 2024 e se baseia em 11 indicadores de transparência digital. A pesquisa leva em consideração os parlamentares que divulgam além do que é exigido por lei em prestação de contas, e inclui tanto a presença quanto a atividade dos deputados nas redes sociais, a disponibilização de informações sobre os gastos parlamentares e também a organização de seus gabinetes.
Os indicadores analisados possuem pesos variados, compondo a nota final atribuída a cada parlamentar. Entre os critérios estão: atividade em redes sociais – se o parlamentar possui perfis em ao menos duas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube ou Twitter) – e se publicou nessas plataformas nos últimos 20 dias; presença digital, que avalia se o parlamentar tem site próprio e se realizou publicações no site no período recente; e transparência em gastos e estrutura, que considera a divulgação de informações detalhadas sobre os gastos cobertos pela cota parlamentar (como consultorias, passagens e divulgação do mandato), a agenda de compromissos do gabinete, bem como os nomes, funções e remunerações dos servidores lotados.
Socorro Neri, que também é a única parlamentar do Acre a ter estrelas nesta categoria, destacou que esse reconhecimento é fruto de um trabalho constante para garantir que a população tenha acesso às informações de seu mandato. “Transparência é um dos pilares da boa política e da gestão pública. Essa é a melhor forma de honrar o voto dos cidadãos e reforçar a confiança na democracia”, afirmou.
Adicionar comentário